logo

Interfórum pediu publicação de “Nota de Esclarecimento” sobre entrevista com o CMI-SP

A pedido da coordenação do Interforum, o Jornal da 3ª Idade publica a Nota solicitada, em que seus membros esclarecem informações contidas em entrevista com a executiva do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de São Paulo.

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO INTERFÓRUM

SOBRE ENTREVISTA DO JORNAL DA 3ª IDADE COM O CMI-SP

O Interfórum, colegiado que reúne representantes dos Fóruns distritais e regionais que atuam em prol da melhor qualidade de vida das pessoas idosas da cidade de São Paulo, vem através desta Nota esclarecer informação incorreta declarada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de SP, sobre o número de Fóruns atuantes na cidade de São Paulo.

Há mais de 30 anos, o Interfórum, como movimento da sociedade civil organizada, se reúne com pessoas interessadas em levantar problemas e buscar apoio e soluções para as demandas das pessoas idosas, nos seus territórios. Desde a criação do antigo GCMI – Grande Conselho Municipal do Idoso de SP e hoje CMI-SP, trabalha em conjunto visando sempre a garantia de direitos das pessoas idosas.

Como toda manifestação democrática e legítima de movimentos organizados tem seus momentos de maior e menor participação, visto que seus membros são voluntários, não remunerados e têm que compatibilizar suas agendas pessoais com as dos Fóruns e do Interfórum e de outras associações dos seus bairros. Também várias lideranças idosas continuam trabalhando para conquistar a aposentadoria ou para complementação de renda.

Por isso causou estranheza a declaração da conselheira do CMI-SP, Norma Rangel, na entrevista concedida ao Jornal da 3ª Idade, publicada no dia 24 de setembro, quando foi colocado que à época do início da atual gestão deste conselho só existiam 5 Fóruns em atividade e que o acréscimo de novos se deve a atuação do CMI-SP.

Pontuamos que:

  • Na ocasião do processo eleitoral, em 2023, para eleição para novos conselheiros do CMI-SP, 13 (treze) chapas se candidataram para preenchimento de 10 (dez) vagas destinadas aos Fóruns da Pessoa Idosa, sendo que elas tinham nos seus titulares e suplentes a representação de Fóruns em atividade.

  • Somente na Zona Leste da Capital, que tem em atuação o Colegiado Leste, reúne a representação de 10 (dez) Fóruns daquele pedaço da cidade, e de lá foram tiradas 4 (quatro) chapas.

  • Assim, só de imediato fica evidente que não existiam somente 5 (cinco) Fóruns atuantes como declarado.

O Interfórum com essa NOTA DE ESCLARECIMENTO pretende tão somente garantir informação correta e não diminuir a atuação dos Fóruns, que têm um papel importante de existência, anterior a criação do próprio Conselho Municipal, com momentos de representação mais e menos brilhantes, como toda representação de grupos.

São Paulo, 4 de outubro de 2024

Remo Vitorio Cherubin

Coordenador do Interfórum