logo

A Semana de Prevenção de Quedas, anualmente realizadas por várias entidades e órgão públicos

Desde 2017, que o Ministério da Saúde incluiu no seu calendário oficial a data de 24 de junho, como Dia da Prevenção de Quedas. A efeméride foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre os riscos de quedas para pessoas de todas as idades, principalmente entre a população idosa.

Principalmente para os mais velhos, os cuidados com a prevenção de quedas tem duas abordagens, que não devem ser separadas: a observação clínica que deve considerar as dificuldade de visão, de funcionalidade e até mesmo de medicação inadequada e as de mobilidade, dentro e fora de casa.

A literatura médica aponta que as quedas, geralmente, ocorrem com mais frequência no ambiente doméstico, ou seja, em casa, especialmente no caminho entre o quarto e o banheiro. 

Mas é importante saber que as quedas não são uma consequência inevitável do envelhecimento.

Calçadas esburacadas são culpadas pela maioria das quedas fora de casa

Estudo feito no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, aponta que 18% das vítimas de quedas atendidas na unidade caíram em calçadas.

Calçadas esburacadas podem causar danos físicos, como fraturas, entorses ou contusões, e também danos morais e estéticos. Em São Paulo, 74% dos paulistanos já caíram ou presenciaram quedas em calçadas. Elas são responsáveis por 15% das internações de pacientes no pronto-socorro.

Programação do SESC de SP na Capital sobre a Semana de Prevenção de Quedas

Coordenação, Interação e Motivação
Aula aberta – Ações de equilíbrio, coordenação motora, lateralidade e propriocepção de forma coletiva, para fortalecimento do corpo e dos laços entre indivíduos.
Dia 24/6. Segunda, 9h15 às 10h15, 15h às 16h e 17h30 às 18h30.
Grátis – A partir de 60 anos
Sesc Carmo

Estampe Afeto
Vivência – Com etapas simples, a atividade orientada pelo coletivo Unsquepensa Arte destaca o impacto de pequenas ações na manutenção da boa saúde mental, por meio da aplicação de carimbos com frases para estampar saquinhos de algodão.
Dia 24/6. Segunda, 11h às 13h. Grátis – A partir de 60 anos
Sesc Carmo

Ponto de Encontro: Saúde Mental e Prevenção de Quedas
Roda de conversa – Discute a importância da saúde mental na prevenção de quedas, apresentando estratégias de ação e chamando atenção para detecção dos primeiros sinais de depressão. Com Mônica Perracini.
Dia 24/6. Segunda, 15h às 16h. Grátis – A partir 60 anos
Sesc Carmo

Saúde Mental e Prevenção de Quedas

Roda de conversa – Discute a importância da saúde mental na prevenção de quedas. Com Cláudia Fló, coordenadora da Área técnica de Saúde da Pessoa Idosa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo; Dineia Cardozo, do Núcleo de Lazer da Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de São Paulo e coordenadora do projeto “Vem Dançar”e Ana Maeda, gerente do Centro de Referência da Pessoa Idosa – CRI Norte.

Dia 27/6. Quinta, 10h às 13h. Grátis – A partir de 60 anos – Sesc Itaquera