logo

Ana Cristina Teixeira, da Coordenação da Pessoa Idosa de São Paulo defende resgate da Escola de Conselhos



Hermínia Brandão, editora  
herminia@jornal3idade.com.br
acompanhe o jornal no Instagram

Desde junho passado, quando houve a troca no comando da Coordenação de Políticas para Pessoa Idosa da Prefeitura de São Paulo (leia) que muitos ativistas dos fóruns das pessoas idosas da cidade perguntam sobre a nova coordenadora e o que ela acredita poder fazer até o final de 2024, quando acaba a atual gestão municipal.

Ana Cristina Silveira Teixeira é nova nas questões das políticas públicas para o segmento da pessoa idosa, mas é experiente nos bastidores administrativos municipais. Advogada, tem carreira na administração direta, em especial na participação nos planejamentos estratégico e orçamentário, monitoramento de metas, execução orçamentária, reestruturação organizacional e de cargos.

Ela se diz entusiasmada com o novo desafio, afirma que não gosta de aparecer e que tem muito trabalho pela frente, já que encontrou muita coisa parada na Coordenação. Também será dela a função de conseguir, junto aos cofres da Prefeitura, os recursos necessários para a realização da 6ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa de SP, que tem que ser feita até março do próximo ano, conforme chamamento do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa

Está encantada com esse lado da política pública que não conhecia. Uma boa notícia para os mais de 2 milhões de pessoas idosas da cidade de São Paulo, que podem estar ganhando uma nova apoiadora.

Jornal da 3ª Idade de SPComo a senhora ainda é nova no cargo, nem todos a conhecem, gostaria de uma apresentação.

Ana Cristina Silveira Teixeira, Coordenadora de Políticas para Pessoa Idosa da Prefeitura de SP Sou advogada de formação e estou na Prefeitura de São Paulo há 10 anos. Trabalhei com relações internacionais, como assessora no gabinete do Prefeito, conheço os fluxos entre as diversas secretarias e as políticas públicas. Estou aqui para contribuir. A equipe da coordenadoria é boa e competente. Todos estão ajudando a entender o tema. Estou estudando, porque não basta está no cargo tem que entender. Tenho tentado participar dos eventos para conhecer as pessoas. 

Jornal da 3ª Idade de SP – Dessa sua experiência de gestão, o que a senhora acredita pode trazer de melhorias para a área das pessoas idosas?

Ana Cristina Silveira Teixeira, Coordenadora de Políticas para Pessoa Idosa da Prefeitura de SP –  Acredito que possa trazer benefícios, que possam ajudar e fomentar o que já existe. Estou sentindo que precisamos ampliar as campanhas que temos. Quero recuperar muita coisa que foi deixada parada. Quero fortalecer essa coordenação. Embora se fale na criação de uma secretaria para os idosos, nesse momento acredito que tenhamos que trazer as várias secretarias para perto. A transversalidade na área do idoso tem sido pouco usada. A Prefeitura é uma só, não pode cada secretaria fazer uma coisa e não estarem alinhadas.

Jornal da 3ª Idade de SP –  O pessoal fala muito em capacitar o conselheiro representante da sociedade civil, mas esquece da importância de também de capacitar o conselheiro representante governamental. Várias Secretarias têm sido bastante ausentes das reuniões do CMI.

Ana Cristina Silveira Teixeira, Coordenadora de Políticas para Pessoa Idosa da Prefeitura de SP –   Com certeza. Também tem as mudanças de gestão e por esse ser um ano eleitoral, que deixa tudo muito instável. Por isso acho muito importante reunir os conselheiros que já estão no conselho para que eles se unam.

Jornal da 3ª Idade de SP – Descontando os exageros do momento de campanha eleitoral, o que se sabe é que nos últimos anos a Prefeitura teve  um trabalho muito tímido de divulgação em relação aos serviços com idosos. Claro que a questão não é o trabalho dos profissionais de comunicação, mas a orientação que vem de cima, que permite que as OSC decidam o que pode ou não ser divulgado. Como profissional de imprensa, cubro a área do envelhecimento há mais de 30 anos, e muitas vezes sou autorizada pela assessoria de imprensa de uma Secretaria e impedida pela OSC do serviço de fazer a reportagem. Seu trabalho na Coordenação pode melhorar isso? O que a Coordenadoria tem de meta até o final desta gestão?

Ana Cristina Silveira Teixeira, Coordenadora de Políticas para Pessoa Idosa da Prefeitura de SP –  A Coordenação está muito focada nas parcerias que estão sendo feitas, tanto pelo FMID, quanto pelas emendas parlamentares. Tem vários projetos em andamento, eles estão no site para consulta aberta. Agora pode haver alguma dificuldade para a consulta, por conta do “defeso” eleitoral, que não permite a divulgação. Quando cheguei aqui vi que tinha muita parceria parada, como as campanhas do Metrô. Quando a gente puder fazer as coisas sem restrição de eleição, vamos retomar e avançar.

Jornal da 3ª Idade de SPExistem projetos que foram anunciados pela gestão anterior da Coordenação, que nunca mais foram divulgados. Por exemplo, o Centro de Referência a ser instalado no Polo Cultural do Cambuci, que previa vários desdobramentos, com uma espécie de filiais para outras regiões da cidade. (leia). Ele ainda será implantado?

Ana Cristina Silveira Teixeira, Coordenadora de Políticas para Pessoa Idosa da Prefeitura de SP – O Centro de Referência está em fase final de seleção de edital e será inaugurado ainda em 2024. Terá um Posto Psicossocial e jurídico no Polo Cultural do Cambuci para a pessoa idosa e outro Posto Psicossocial na Zona Oeste, mas este não terá jurídico. Estava em fase de seleção das empresas habilitadas, a semana que vem sai o resultado dos recursos para prosseguimento das habilitações.

Jornal da 3ª Idade de SP – Haverá algum novo edital, ainda em 2024, para utilização dos recursos do Fundo Municipal do Idoso?

Ana Cristina Silveira Teixeira, Coordenadora de Políticas para Pessoa Idosa da Prefeitura de SP  Não teremos edital esse ano, porque ainda temos 21 projetos em captação, que foram aprovados em 2022. Certamente no ano que vem faremos, porque temos muita gente pedindo.

Jornal da 3ª Idade de SP –  Quanto existe de saldo, em setembro de 2024, no Fundo Municipal do Idoso? Como é possível saber as movimentações dos recursos?

Ana Cristina Silveira Teixeira, Coordenadora de Políticas para Pessoa Idosa da Prefeitura de São Paulo – As informações são públicas e estão publicadas online nos Extratos Financeiros do FMID

Jornal da 3ª Idade de SPUma das ações paradas da Coordenação, que vem sendo muito requisitadas pelos Fóruns das Pessoas Idosas é a “Escola de Conselhos Paulo Freire “. A senhora tem alguma sinalização sobre a sua retomada?

Ana Cristina Silveira Teixeira, Coordenadora de Políticas para Pessoa Idosa da Prefeitura de SP – É uma das coisas que estavam paradas e que vamos retomar. Quando soube que viria para a Coordenação, entrei para assistir os vídeos, então eu também estou aprendendo com a Escola de Conselhos. Estamos retomando, só não sei se conseguimos para esse ano, mas certamente para o ano que vem. Terá que ser um trabalho híbrido, presencial e online.

Jornal da 3ª Idade de SP – E a organização da Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa? Como está sendo encaminhada? O antigo coordenador havia informado, numa reunião com a presidente do Conselho Estadual do Idoso de SP e com o presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que a Prefeitura não tinha dinheiro para fazer a conferência em 2024 e também não tinha feito reserva para 2025. Isso deixou os conselheiros de “cabelo em pé”.

Ana Cristina Silveira Teixeira, Coordenadora de Políticas para Pessoa Idosa da Prefeitura de SP Não existe dinheiro reservado para a Conferência, mas quando chegar o momento dela ocorrer temos como pedir um recurso extraordinário. Ela não deixará de ser feita. A 6ª Conferência Municipal de Direitos da Pessoa Idosa, tem previsão para ocorrer até março de 2025, mas ainda estamos aguardando orientações do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que não publicou as diretrizes.