logo

A Câmara dos Deputados entrega hoje, em Brasília, o Prêmio Zilda Arns para os agraciados de 2024

A Câmara dos Deputados realiza hoje, quarta-feira 10 de julho, às 14 horas,a cerimônia de entrega do Prêmio Zilda Arns 2024, para pessoas e instituições que atuam na defesa dos direitos das pessoas idosas.

São cinco agraciados este ano: Associação Assunção (GO); Associação Beneficente Cristã Casa de Maria (MG); Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares (RJ); Irmã Silvia Vecellia (MS) e Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Dra. Zilda Arns que dá nome ao Prêmio

Nascida em Forquilhinha, Santa Catarina, em 1934, a médica Zilda Arns se notabilizou pela atuação em causas humanitárias e sanitaristas. Arns foi vítima do terremoto do Haiti ocorrido em janeiro de 2010. Ela estava no País em missão humanitária para implantação de uma Pastoral da Criança na nação caribenha.

Fundadora da Pastoral da Criança e integrante do Conselho Nacional de Saúde, Arns participou da criação da Pastoral da Pessoa Idosa em 2004.

Prêmio Zilda Arns

O Prêmio Zilda Arns foi criado pela Câmara dos Deputados, em 2017, para ser concedido anualmente para personalidades que se destacaram em ações em defesa da pessoa idosa. As indicações são sempre feitas até o dia 31 de maio de cada ano, pelos deputados federais.