logo

CEU Quinta do Sol fica com a Medalha de Ouro nas três categorias do Voleibol Feminino nos Jogos Abertos da Pessoa Idosa de São Mateus de 2024

Hermínia Brandão
herminia@jornal3idade.com.br
siga o jornal no Instagram

As equipes de Voleibol Adaptado do CEU Quinta do Sol, de Ermelino Matarazzo, conquistaram as medalhas de ouro nas três categorias do feminino, ficando em primeiro lugar nas competições da modalidade, na última quinta-feira,  31 de outubro, nos 10º Jogos Abertos da Pessoa Idosa de São Mateus, realizados  no CEU Alto  Alegre,  na Rua Av. Bento Guelfi, s/n, no Jardim Alegre, na Zona Leste da capital.

O JAISM, o único torneio que acontece regionalizado no território com atletas da terceira idade, na cidade de São Paulo, reuniu mais de 1200 pessoas e dobrou de tamanho em relação às edições anteriores. Sua comissão organizadora já pensa em fazê-lo em dois dias, no próximo ano. O torneio recebeu a representação de 40 entidades, entre elas das cidades da Praia Grande, de Mauá e de Itaquaquecetuba. 

Mesmo com a disputa de 11 modalidades com equipes divididas entre 50+, 60+ e 70+ (leia matéria da abertura), o voleibol adaptado para a terceira idade foi a modalidade com maior número de inscrições: participaram 321 atletas nas categorias femininas e 120 nos jogos masculinos. Todas as equipes acompanhadas de técnicos e assistentes.

A prática do voleibol adaptado começou a ser trabalhada para as pessoas idosas há cinco décadas, com a intenção que jogassem numa força segura e prazerosa, com movimentos simples visando proporcionar relaxamento e momentos dinâmicos. A intenção original era somente melhorar a qualidade de vida das pessoas praticantes, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, melhorar a sociabilidade e a estrutura corporal. No entanto, o esporte avançou e hoje existem centenas de equipes e torneios em todo o país, com federações estaduais e confederações.