logo

Sociólogo criou um “Painel Demográfico da Região Metropolitana de São Paulo” dos últimos 12 anos

O tamanho da população, quantos somos em cada cidade, em quantos estamos em cada distrito é fundamental para que se possa cobrar, dos governos, políticas públicas fundamentais de desenvolvimento sustentável.

Desde que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)  divulgou, há pouco mais de um ano, os primeiros dados do Censo 2022, a população vive expectativas em relação aos números, que já foram revistos mais de uma vez.

Como os dados do Censo 2022 foram sendo divulgados aos poucos e no caso na população idosa ainda apareceram discordâncias em relação ao parâmetro da contagem (para se colocar nas mesmas bases das estatísticas mundiais o IBGE usou 65 anos para idosos) somente especialistas acabaram tendo uma abrangência maior em alguns segmentos.

Como o Brasil ficou 12 anos sem fazer as contagens intermediárias, os primeiros números revelados não corresponderam às estimativas iniciais de natalidade e mortalidade. Hoje estão corrigidas, mas continuam sendo usados  números diferentes em divulgações.

Para facilitar a utilização dos números referentes à Região Metropolitana de São Paulo, o sociólogo Ricardo Antunes de Abreu, que trabalha na Secretaria de Direitos Humanos, da Prefeitura de Guarulhos, elaborou um “Painel Demográfico“, que pode ser utilizado de forma interativa. 

Para saber mais sobre esse trabalho, o Jornal da 3ª Idade entrevistou o especialista, que acredita na sua ferramenta para ampliar o conhecimento das entidades de representação das pessoas idosas.

Jornal da 3ª Idade – O que exatamente é esse trabalho – “Painel Demográfico da Região Metropolitana de São Paulo, IBGE Censos Demográficos 2010 e 2022″ – que o senhor organizou?

Ricardo Antunes de Abreu O Painel Demográfico é uma ferramenta interativa que apresenta dados dos Censos Demográficos do IBGE dos anos de 2010 e 2022. Ele oferece uma visão detalhada sobre diversos indicadores demográficos da Região Metropolitana de São Paulo, como população, idade, gênero e outros aspectos importantes.

Jornal da 3ª Idade Qual a principal utilidade dessa ferramenta e no que ela se diferencia das demais?

Ricardo Antunes de Abreu – O Painel pode ser bastante útil para pesquisadores, estudantes, autoridades públicas e qualquer pessoa interessada em entender as mudanças demográficas na Região Metropolitana de São Paulo. Ele ajuda a identificar tendências, como o envelhecimento da população, variações na composição familiar e taxas de crescimento populacional.

Jornal da 3ª Idade Quais são os principais indicadores que podem ser explorados no painel?

Ricardo Antunes de Abreu –  São diversos indicadores: em: População total estão os números gerais e taxas de crescimento populacional; em Faixa etária, os de distribuição da população por grupos de idade, como crianças, adultos e idosos. Em Gênero tem a proporção de homens e mulheres e em Distribuição geográfica: como a população se distribui entre os municípios da região metropolitana.

Jornal da 3ª Idade É possível comparar dados entre os censos de 2010 e 2022?

Ricardo Antunes de Abreu O Painel permite comparações diretas entre os dados dos censos de 2010 e 2022, o que permite visualizar tendências demográficas, como o crescimento ou diminuição de certos grupos populacionais nessa década.

Jornal da 3ª Idade – As pessoas da terceira idade podem consultar o painel de forma acessível?

Ricardo Antunes de Abreu – Essa ferramenta foi projetada para ser intuitiva e fácil de usar. No entanto, algumas pessoas da terceira idade podem achar desafiador navegar por interfaces digitais. Para ajudar, o painel oferece um tutorial descritivo no lado esquerdo (ler o tutorial antes de consultar o painel) e suporte por e-mail ou telefone para dúvidas específicas.

Jornal da 3ª Idade Há algum custo para acessar o painel?

Ricardo Antunes de Abreu Não. O acesso ao Painel Demográfico é gratuito. É um serviço público que disponibilizo para fomentar o conhecimento, diagnósticos e a pesquisa. 

Jornal da 3ª Idade –  Como posso acessar o Painel Demográfico?

Ricardo Antunes de Abreu Para acessar o painel, basta clicar no link do Painel. Lá também estão os meus contatos, pra quem quiser mais esclarecimentos.